Cuidado com as crianças no calor

15:19 Tia Vera 0 Comments

Oi pessoal! Como vocês estão se virando nesse calor? Muito difícil, né? Imagine para nossos pequenos, hoje vou dar algumas dicas sobre alimentação, proteção e segurança, para ajudá-los a passar esse período de forma mais leve.


Sol, calor, praia, piscina, além da preocupação com a segurança dos filhos na água é fundamental que os pais redobrem os cuidados com relação à alimentação, hidratação, exposição ao sol e vestuário.
Com a temperatura bastante elevada dos últimos dias, as crianças perdem muito líquido, pela transpiração e pela urina, por isso é importantíssimo mantê-las hidratadas.


Alimentação

Nos dias muito quentes a alimentação das crianças deve ser leve e variada, deve ser composta de verduras, legumes, arroz, feijão e proteína animal (carne, peixe ou frango).
As carnes, peixes e aves devem ser cozidas, assadas ou grelhas, os pais devem dar muita atenção à sua conservação para evitar qualquer tipo de contaminação.
Coloque a refeição em pequenas porções e ofereça à criança, sem força-la a comer, o calor pode diminuir o apetite dos pequenos.
Nos lanches dê preferencia as frutas da estação.


Hidratação

Ofereça água à criança mesmo que ela não reclame de sede. Sirva em pequenas doses ao longo do dia.
Água de coco  e chás gelados também são ótimos hidratantes.
Evite oferecer refrigerantes, além de gaseificados contém muito açúcar.
Dê preferencia aos sucos de fruta naturais, sem açúcar,sucos de melão e melancia são ótimos no verão.


Vestuário

Vista a criança com roupas leves e frescas, prefira vestimentas com tecidos de algodão,  que absorve o suor e mantém a temperatura do corpo.
Isso também serve para os bebês, quem tiver dúvidas sobre a temperatura do bebê é só observar suas mãos e pés, se estiverem quentes não precisa colocar mais roupas.


Ambiente

O ambiente onde a criança vive deve ser arejado, se preciso pode-se usar o ventilador, desde que não diretamente sobre ela.
Evite à exposição solar, essa deve ser feita antes das 10:00 da manha e após as 16:00 da tarde, sempre devidamente protegido com protetor solar, chapéus e bonés. Proteja especialmente o rosto, mãos e pés, que estão mais expostos que outras partes do corpo.
Vale lembrar que o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas e mesmo assim é bom procurar uma sombra para diminuir a exposição ao sol.




0 comentários:

Obrigada por comentar!

Dicas para o primeiro dia de aula do seu filho

15:51 Tia Vera 0 Comments

Oi pessoal! Esse é um drama que muitos pais enfrentam, de um lado crianças chorando do outro os pais de coração partido. Mas como toda mudança de fase é necessário se adaptar, por isso vou dar algumas dicas.


Desde seu nascimento esse com certeza é o primeiro grande desafio que a criança enfrenta, além de estar em um ambiente novo ela terá que lidar com a ausência dos pais, o que pode parecer muito desafiador.

Adaptação dos pais
Para os pais essa separação também pode ser muito dolorosa, mas têm que ter em mente que socializar com outras crianças é muito benéfico para o desenvolvimento dos filhos. Eles também têm como benefício um maior tempo livre para cuidar de si.
No começo é compreensível que os pais fiquem preocupados e liguem para a escola para saber do filho, mas é necessário que confiem nos profissionais da escola, para isso antes de fazer a matrícula visite a escola e converse com o diretor, pergunte sobre a metodologia de ensino, sistema de avaliações, veja se as instalações físicas estão de acordo com o que você espera e converse com pais de alunos que já estudam lá para tirar opiniões.
Uma boa dica é conversar com outros pais, trocar experiências e perceber que isso é apenas uma fase de adaptação e logo irá passar. 

Preparando a criança
Nas semanas que antecedem ao começo das aulas vá preparando a criança, explique que na escola ela irá aprender muitas coisas e fazer muitos amigos.
Deixe a criança participar de todas as atividades que envolvem a escola, como a escolha do uniforme, a compra de material escolar, peça sua ajuda para encapar os cadernos, ensine-a a arrumar a mochila, assim ela vai se familiarizando.

O primeiro dia na escola
Por mais interesse que a criança tenha demonstrado durante a preparação para a escola é normal que fique insegura e até assustada se for deixada em um ambiente desconhecido, por isso algumas escolas permitem que os pais acompanhem o primeiro dia de aula. Sempre que a insegurança bater, a criança vai saber que pode ter o aconchego dos pais e que não foi abandonada. 
É importantíssimo que os pais segurem sua própria ansiedade e passem segurança para o filho, portanto nada de choro, controle seus sentimentos.
Aos poucos a criança vai percebendo que é gostoso estar na escola, vai aprendendo, se socializando, vendo o quão divertido é estar ali.

O que devo fazer se meu filho chora ao ser deixado na escola?
O choro é muito comum na hora da separação, assim como a negativa de ir para a escola. Para ela a escola representa um desafio que ela não quer enfrentar. 
Tente manter a calma e ressaltar os pontos positivos da escola, os amigos, as brincadeiras. 
Não fale sobre suas apreensões na frente da criança. 
Leve-a caminhando até a porta da sala de aula, pois é mais difícil sair do colo dos pais para ficar com um desconhecido. Entregue-a à professora e reforce que a mesma é legal e carinhosa, que é aalguém em que ele pode confiar, e avise  que mais tarde você irá busca-lá e ele te contará suas novidades.
Nunca ofereça recompensa, pois a criança deve perceber que a ida à escola é algo natural na vida dela. Conte quem irá busca-lá, assim ela terá segurança que voltará para casa.
Quando for buscá-la, pergunte como foi o seu dia, o que fez, se aconteceu algo que não gostou, com quem conversou, do que brincou. Mostre que essa mudança é benéfica.

Se seu filho vai mudar de escola
Converse com os professores da nova escola e explique o motivo da mudança, peça ajuda nessa fase de adaptação. 
Leve a criança para conhecer a escola antes das aulas começarem, assim ela ficará mais confiante.
Se possível faça a troca no começo do ano letivo, provavelmente terá mais alunos novatos e ficará mais fácil da criança se enturmar.

Lembre-se, essa fase pode ser dolorosa, mas aos poucos a criança passa a confiar na escola e lida com tranquilidade, é uma fase de descobertas e a criança passa a ser mais independente, o que é ótimo para a construção de sua personalidade.




0 comentários:

Obrigada por comentar!