12 Dicas de como impor limites às crianças

19:00 Tia Vera 0 Comments

Quantas vezes andando pelas ruas da cidade vemos uma criança dando birra e pensamos "que criança mal educada", o problema é que, muitas vezes só após termos nossos filhos é  que descobrimos como é difícil dizer um NÃO.
Quem já é pai sabe o quanto é difícil manter os filhos sob controle. Cabe aos pais, a educação dos filhos, impor regras e conceder limites aos pequenos. 
Uma das principais dificuldades é saber dosar amor e permissividade com autoridade. Dar o exemplo faz parte do processo educativo, se os pais agirem de forma inadequada na frente do filho o mesmo se sentirá no direito de agir da mesma forma. 
É essencial que os pais comecem a disciplina dentro de casa, sendo a escola responsável por acrescentar valores, pais educam, professores ensinam. 
As crianças precisam da ajuda dos pais para controlar seus desejos e impulsos, satisfazendo ou não os desejos dos filhos, os pais começam a construir seu caráter.
Os pais devem dar a noção de certo e errado, fazendo com que a criança seja punida ao fazer algo errado e dando-lhe a sensação de bem estar ao agir corretamente.
Até os 3 anos a criança não tem muita noção do proibido, sendo assim explique de forma clara e fácil o que ela não pode fazer. Nessa fase, é comum a criança tentar contestá-lo com a intenção de não cumprir a ordem que lhe foi dada (fazendo birra, chorando). Nessa hora os pais tem que manter uma postura firme, é extremamente importante não ceder à chantagem, mostrando assim sua autoridade.
Caso a criança não obedeça aplique uma punição, o famoso cantinho da disciplina da Super Nanny é uma ótima ideia, afinal a criança só poderá sair do castigo após reconhecer o seu erro. 
As crianças mais velhas (acima de 5 anos) já tem uma compreensão maior do bom e ruim, mas quando necessário também devem ser punidas (proibir o uso do computador, televisão).
Seguem algumas dicas básicas que vão ajudar muito nesse processo.

1- NÃO CONFUNDA DISCIPLINA COM AGRESSÃO
Disciplina jamais deve ser sinônimo de agressão física contra o seu filho, nem mesmo naquele momento em que você pensa que não há nada mais a ser feito. Além ser proibido por lei, a ciência e os especialistas são unânimes sobre as consequências negativas dos tapas, beliscões, chineladas, gritos e outras formas de violência corporal e verbal.
Isso só vai fazer com que a criança se torne agressiva, o que definitivamente não é o objetivo dos pais.

2- TENHA UM BOM DIÁLOGO
Quando pedir que a criança faça algo (ou deixe de fazer), não dê grandes explicações. 
O importante é esclarecer de forma rápida e convincente o porque de você estar pedindo isso, uma vez entendido o motivo, a criança obedecerá mais fácil.

3- NÃO TENHA MEDO OU DÓ DE IMPOR REGRAS
Acostumar a criança às regras da casa irá fazer com que seu filho lhe respeite e obedeça com maior frequência. 
Então estabeleça horários e repita a rotina diariamente. Assim ele irá compreender como deve se comportar.

4- CUMPRA A CONSEQUÊNCIA
Se você estabeleceu alguma consequência para a quebra da regra, você precisa cumpri-la. Não hesite, nem dê segundas chances. 
Ao se dar um aviso, a criança compreende que nada acontecerá com ela. Portanto faça cumprir a pena prometida, mas antes disso explique o motivo e certifique-se que a criança entendeu, ou ela não irá aprender com a lição.

5- NÃO SEJA REPETITIVO
Se você já explicou as regras da casa e as consequências ao serem quebradas, não há necessidade de lembrar a criança a todo momento.
Não desafie a criança a burlar a regra para ver o que acontece.
Tenha autoridade mas não seja chato.

6- NUNCA SUBORNE SEU FILHO
Se você costuma oferecer regalias à criança por cumprir as regras, pare já com isso.
Deixe-os cientes que são obrigações deles, portanto não devem esperar nenhuma recompensa.

7-A REGRA VALE PARA OS VISITANTES
Aplique as mesmas regras para os amiguinhos que forem a sua casa. 
Peça ao seu filho que explique como funciona as regras da casa para o amiguinho e veja se estão cumprindo.

8- SEJA COERENTE
Antes de impor regras, reflita se seu filho tem idade e maturidade para compreende-las. 
Lembre-se o que vale para um vale para todos, isso implica por exemplo, em algumas casas onde só as meninas ajudam na limpeza da casa.
Seja justa!

9- NÃO ACEITE QUE AS CRIANÇAS IMPONHAM REGRAS
É essencial que as crianças reconheçam quem é a figura de autoridade na casa e saibam que determinadas regras se aplicam só as crianças e não aos pais.

10- DEIXE CLARO QUE AS REGRAS VALEM FORA DE CASA
Explique que as regras valem dentro de casa, durante um passeio e na casa de alguma visita.  
Se as regras forem descumpridas, ao chegar em casa você aplicará as consequências.
Converse com os avós, tios e pais doa amiguinhos, e peça para que não incentivem algo proibido por você.Caso ocorra, explique a criança que aquilo foi uma exceção e não acontecerá novamente.

11- SEJA FIRME
Mantenha coerência em relação ao que foi acertado e não mude de ideia no meio do caminho ou perderá sua credibilidade. 
Ao notar que a criança descumpriu alguma regra, pare o que estiver fazendo e vá até ela, olhe fixamente nos olhos da criança e sem alterar o tom de voz explique o que ela fez de errado e qual será a consequência disso.
Um bom exemplo é a distância emocional, leve seu filho até o quarto, ou se estiver em alguma loja leve-o em um cantinho e diga: "Você será bem vindo à família assim que fizer o que eu pedi" e deixe-o sozinho para refletir. Ele vai mudar de atitude rapidamente.

12- CONVERSE SOBRE AS REGRAS COM OS MAIS VELHOS
Quando a criança é pequena e não tem noção de certo e errado é extremamente importante que os pais imponham regras, já quando estão maiores ou adolescentes é interessante que participem da criação das regras. 
Como já tem noção de certo e errado eles se sentem com maior importância em ajudar e são estimulados a agir da forma que os pais desejam.
Só não se esqueça que a palavra final sempre é dos pais e não dos filhos.

‘você é bem-vindo para se juntar à família assim que estiver pronto para fazer o que pedi’, e deixe-o sozinho”Fonte: Delas - iG @ https://delas.ig.com.br/filhos/educacao/9-passos-para-impor-limites/n1237982354564.html
você é bem-vindo para se juntar à família assim que estiver pronto para fazer o que pedi’, e deixe-o sozinho”Fonte: Delas - iG @ https://delas.ig.com.br/filhos/educacao/9-passos-para-impor-limites/n1237982354564.html

 

 






 


Tia Vera Sugere:

0 comentários:

Obrigada por comentar!