Dicas para retirar as fraldas do bebê

17:45 Tia Vera 0 Comments

Olá amigos! Hoje vim aqui esclarecer uma dúvida que aflige muitos pais, afinal quando tirar as fraldas do bebê? E como fazer isso?
Como já comentei com vocês, trabalho com crianças na faixa de idade de 2 anos, justamente a fase em que começa o treinamento de retirada das fraldas.
 Nessa idade o então bebê que já está crescido, torna-se mais independente, e algumas crianças já demonstram um certo incomodo com a fralda.
Digo treinamento, pois leva de 4 a 5 meses o processo de aprendizagem da criança. Os pais não devem ter pressa nesse processo, aliás é necessária muita paciência.
Bem, vamos às dicas:
OBSERVAÇÃO
A criança já sabe andar bem equilibrada e consegue identificar objetos, é um sinal que podemos iniciar o processo. O ideal é que a criança também consiga se trocar sozinha, suas roupas devem ser de fácil manuseio, com elásticos por exemplo.
 Uma dica é iniciar o processo durante o verão, porque a criança transpira 
mais , faz menos xixi e não veste tanta roupa como no inverno.
Até aprender a controlar a saída de xixi e cocô é preciso ter muita paciência com as crianças. Quando forçada, a criança pode desenvolver problemas de incontinência urinária ou intestino preso, então nada melhor que dar tempo ao tempo.
DESCOBRINDO TUDO
 Explique o que acontece no banheiro, para que a criança entenda que este é o local ideal para fazer xixi e cocô.
Ensine o nome dos objetos, como papel higiênico. Ensine a sentar no vaso, dar descarga, lavar as mãos. 
Se preferir, compre um penico. Coloque-o no banheiro e comece a desprezar os resíduos das fraldas nele, na presença da criança. Sempre explicando para ela para que o objeto serve.
TREINAMENTO DIÁRIO
É a parte que exige maior determinação dos pais. Ensine-a a chamar alguém sempre que sentir necessidade de usar o banheiro. Ofereça o banheiro várias vezes ao dia.
Deixe-a sentada no vaso pelo período que tiver vontade. É comum ficar sentada no vaso ou penico por muito tempo e depois, ao sair urinar ou fazer cocô na roupa. Se isso acontecer, limpe a criança e haja de modo natural, jamais brigue se não der certo.
Se o pequeno conseguir, elogie-o dizendo que está orgulhosa.
Quando a criança estiver acostumada a pedir para usar o banheiro, a fralda diurna pode ser retirada. 
Você vai observar que as fezes são controladas mais posteriormente.
Então comece o treino para a noite. 
Prepare-se para encontrar a cama molhada pela manhã, é comum as crianças urinarem na cama durante a noite até os 4 anos de idade, por não terem total controle do corpo.
Evite oferecer líquidos à noite e leve-o ao banheiro antes de deitar, e se preciso, acorde-o no meio da noite.
Recaídas são inevitáveis, quando acontecer diga algo como "escapou, mas da próxima vez sei que você vai conseguir avisar antes". Cuidado para não valorizar demais o incidente, para a criança não achar que vale a pena fazer xixi na calça para chamar a atenção. Nunca humilhe a criança, além de prejudicar a auto-estima dela, pode causar constipação.





Tia Vera Sugere:

0 comentários:

Obrigada por comentar!