Dicas para pais de primeira viagem

15:19 Tia Vera 0 Comments

Boa tarde meus queridos! Continuando meus posts de dicas para pais de primeira viagem, segue esse com os erros mais comuns cometidos por nós.
Após deixar a maternidade vem a necessidade de cuidar do bebê, é nesse momento que aparecem as principais dificuldades.
Aí vão algumas dicas...

Dica 1: Cuide-se! 
Normalmente os pais colocam a vontade da criança em primeiro lugar esquecendo das próprias necessidades. No começo é realmente difícil dormir tranquilamente, aí entra a cooperação um do outro. Também não relaxe na alimentação, que é muito importante até para ter pique no acompanhamento da criança.

Dica 2: Nem todo choro é fome ou cólica! 
É automático, ao primeiro resmungo do bebê oferecemos o seio ou a mamadeira. Se o choro persistir pensamos nas dolorosas cólicas que acontecem com frequência. O que ninguém pensa mas acontece, é que a criança pode estar incomodada com algo, como estar molhada, sua, com calor ou frio, entre outros.
Certa vez uma amiga reclamou comigo que seu filho não parava de chorar, fui verificar e a criança estava suando, retirei o excesso de roupa e o choro acabou.
Se a criança não esta encolhida (sinal de cólica) e mamou em menos de uma hora, ao ouvir o choro, verifique as fraldas, veja se sua pele está fria, ou muito quente. Dê uma voltinha pela rua, bebês também sentem tédio...

Dica 3: Não exagere ao enfeitar o berço!
O excesso de brinquedos, mantas e outros objetos coloridos é estimulante para o bebê e o impede de relaxar. Alguns adornos de berço como os protetores também oferecem o risco de sufocamento.
Por isso, o ideal é oferecer um ambiente limpo, calmo, com pouca luminosidade e bem arejado para que a criança tenha uma boa noite se sono.

Dica 4: Incentivar a participação do pai! 
As atenções de todos ao redor estão voltas para a dupla mamãe e bebê, nesse momento o pai passa a ser segundo plano. Estimule seu marido a trocar a fralda, dar banho, mamadeira, levar o pequeno ao pediatra, entre outras atividades. É preciso que a mãe abra mão do controle da situação. Mas atenção pai, o bebê vai preferir a mãe a você por muito tempo, tenha paciência, sua vez vai chegar quando ele quiser brincar...

Dica 5: Aceite ajuda! 
No começo temos muitas dificuldades, o bebê acorda a toda hora para mamar, tem cólicas, suja muita roupa, fica difícil para a mãe cuidar dele e da casa. Por isso aceite ajuda dos avós, tios e quem mais se dispor. A mãe deve priorizar os cuidados de si própria e do bebê, então aceite que alguém ajude lavando a louça, roupa ou até cuidar do pequeno para que você descanse.

Dica 6: Eduque o sono! 
Até o terceiro mês não há como isso acontecer, após esse período o ciclo biológico da criança estará mais estabelecido. A partir daí adote um ciclo do sono, por exemplo, dê um banho antes de colocá-lo no berço, sempre no mesmo horário. Não escureça o quarto para os cochilos diurnos. Diminua o ritmo da casa durante a noite, nem faça brincadeiras durante a madrugada caso ele acorde. Estabeleça também um horário para acordá-lo durante o dia, por exemplo as 8:00 da manhã e observe em qual horário da tarde ele se mostra mais sonolento.


Tia Vera Sugere:

0 comentários:

Obrigada por comentar!