Cuidado com as crianças no calor

15:19 Tia Vera 0 Comments

Oi pessoal! Como vocês estão se virando nesse calor? Muito difícil, né? Imagine para nossos pequenos, hoje vou dar algumas dicas sobre alimentação, proteção e segurança, para ajudá-los a passar esse período de forma mais leve.


Sol, calor, praia, piscina, além da preocupação com a segurança dos filhos na água é fundamental que os pais redobrem os cuidados com relação à alimentação, hidratação, exposição ao sol e vestuário.
Com a temperatura bastante elevada dos últimos dias, as crianças perdem muito líquido, pela transpiração e pela urina, por isso é importantíssimo mantê-las hidratadas.


Alimentação

Nos dias muito quentes a alimentação das crianças deve ser leve e variada, deve ser composta de verduras, legumes, arroz, feijão e proteína animal (carne, peixe ou frango).
As carnes, peixes e aves devem ser cozidas, assadas ou grelhas, os pais devem dar muita atenção à sua conservação para evitar qualquer tipo de contaminação.
Coloque a refeição em pequenas porções e ofereça à criança, sem força-la a comer, o calor pode diminuir o apetite dos pequenos.
Nos lanches dê preferencia as frutas da estação.


Hidratação

Ofereça água à criança mesmo que ela não reclame de sede. Sirva em pequenas doses ao longo do dia.
Água de coco  e chás gelados também são ótimos hidratantes.
Evite oferecer refrigerantes, além de gaseificados contém muito açúcar.
Dê preferencia aos sucos de fruta naturais, sem açúcar,sucos de melão e melancia são ótimos no verão.


Vestuário

Vista a criança com roupas leves e frescas, prefira vestimentas com tecidos de algodão,  que absorve o suor e mantém a temperatura do corpo.
Isso também serve para os bebês, quem tiver dúvidas sobre a temperatura do bebê é só observar suas mãos e pés, se estiverem quentes não precisa colocar mais roupas.


Ambiente

O ambiente onde a criança vive deve ser arejado, se preciso pode-se usar o ventilador, desde que não diretamente sobre ela.
Evite à exposição solar, essa deve ser feita antes das 10:00 da manha e após as 16:00 da tarde, sempre devidamente protegido com protetor solar, chapéus e bonés. Proteja especialmente o rosto, mãos e pés, que estão mais expostos que outras partes do corpo.
Vale lembrar que o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas e mesmo assim é bom procurar uma sombra para diminuir a exposição ao sol.




Tia Vera Sugere:

0 comentários:

Obrigada por comentar!