Dicas para tirar a chupeta

17:58 Tia Vera 0 Comments

Olá pessoal! Essa é mais uma da série de dicas para os pais.




Desde o útero materno é comum vermos em ultrassonografias alguns bebês  chupando o dedinho. 
 A sucção é um reflexo vital para o crescimento e desenvolvimento psíquico do bebê. A criança, especialmente em seu primeiro ano de vida, tem uma necessidade fisiológica de sucção. 
A amamentação é suficiente para satisfazer o desejo básico de sucção do bebê, desde que ele esteja mamando exclusivamente no peito e a mãe o ofereça sempre que o bebê quiser. É importante enfatizar que a sucção do bebê ao mamar no seio materno é completamente diferente do sugar o bico de uma mamadeira ou chupeta. Mamar no peito é muito importante para o desenvolvimento da mandíbula e demais ossos da face, dos músculos da mastigação, da oclusão dentária e da respiração de forma adequada.
O uso da chupeta vem sendo passado de geração a geração, e como tudo nessa vida tem suas vantagens e desvantagens.
Muitos dentistas não recomendam o uso, confesso que minhas duas filhas usaram e acho que cabe aos pais tenham consciência os prós e contras e junto ao pediatra tomem a decisão de oferecer ou não aos seus filhos.
O ideal seria que a própria criança largue a chupeta sozinha, conforme cresce ela tende a diminuir a necessidade de sucção. Porém aí vão algumas dicas para acelerar esse processo:

  • Leve seu filho ao dentista para que ele explique de forma simples e objetiva, que a chupeta, pode entortar os dentinhos.
  • Comece tirando a chupeta na parte o dia, esconda e só dê  na hora de dormir, quando ele pegar no sono tire.
  • Se você for visitar alguém, quando voltar, diga que esqueceu a chupeta lá, mas que alguém irá cuidar dela.
  • Proponha uma troca, como dar aquele brinquedo que ele tanto quer.
  • Se a criança tende a colocar a chupeta na boca quando está preocupada ou insegura, converse com ela e descubra o que está sentindo, e assim conforte-a com carinho.
  • Se a criança pega a chupeta quando está entediada ofereça alguma atividade interessante, como um brinquedo, livro e brinque ou leia junto com ele.


Espero que minhas dicas tenam ajudado, e você tenha mais alguma? Conte aqui nos comentários!

Tia Vera Sugere:

0 comentários:

Obrigada por comentar!