Quarentena com as crianças

13:43 Tia Vera 0 Comments

Oi meus queridos seguidores!
Eu pensei que havia  me aposentado desse blog, rsrsrsrs um ano sem postar nada aqui, mas vi que durante a quarentena muitas pessoas estavam acessando as atividades de entretenimento e resolvi voltar!
As dicas  que  irei  dar foram pensadas para que as famílias se unam neste momento de  crise,   além   de  estimular o aprendizado que recebem na escola, ressalto ainda que os  pais  devem   estabelecer  uma  rotina  de  estudos, afinal a quarentena não é férias!
Os pais devem ainda orientar e explicar de forma  compreensível para a faixa etária da criança, os motivos pelos quais não devemos sair de casa, sem fazer alardes para evitar situações de ansiedade e medo.

Estudos


Como falei anteriormente, a quarentena não é férias e as crianças precisão ter noção disso.
É necessário separar um momento do dia para atividades escolares, mesmo que as escolas não estejam enviando matérias.
Revise um dever de casa, faça um ditado.
Peça ou leia uma história ou capítulo de um livro, resolva um exercício de matemática, escreva uma redação, faça um experimento de ciências, são algumas atividades que devem ser feitas.

Rotina

Apesar de não estarem saindo de casa é importante que a rotina da criança não seja totalmente alterada, deve-se manter os horários de dormir e acordar (ainda que seja mais tarde que o habitual), horários de banho, o tempo de estudo e atividades  também devem ser estabelecidos.

Ajudar na organização da casa


Assim como os demais membros da família, as crianças podem e devem ajudar nas atividades domésticas. Acima dos dois anos a criança já pode agrupar seus brinquedos, ainda que de forma não tão organizada. Com cinco anos já tem noção de como arrumar a cama, colocar comida para os animais de estimação. esvaziar a lixeira e regar as plantas. 
Aos oito anos a criança pode lavar as louças, limpar o pó dos móveis, por a mesa de jantar e cozinhar com o auxílio de um adulto.



Cabaninha


Com auxílio de alguns cobertores, lençóis e almofadas fica fácil construir a cabaninha, que pode ser montada na sala, quarto e até mesmo no quintal. 

Pintura


Vale a pena comprar aquarela, tinta guache e lápis de cor e deixar que os pequenos soltem sua imaginação.

Pular Corda


Pular corda é uma atividade que gasta energia e não exige muito espaço ou investimento.

Lavar seus brinquedos


Que tal responsabilizar a criança pelo cuidado com seus brinquedos? 
Podem passar uma tarde divertida lavando não só os bichinhos de pelúcia como consertando brinquedos quebrados e separando os que não são tão usados para doação.

Imitação


Imitação é fundamental para as crianças, que tal juntarmos a isso o movimento?
Pode ser uma dança, inventar um passinho.
Brincar de siga o mestre ou até se divertir fazendo caretas.

Montar um quebra cabeça


Jogos como quebra cabeça estimulam a concentração e raciocínio.


Brincadeiras de Faz de Conta


Aqui vale tudo, fantasia de princesa, super herói, brincar de profissões, basta haver uma história legal!


Meus queridos, aqui no blog vocês vão encontrar diversas dicas, o segredo e ter paciência e criatividade até essa crise passar. 


Tia Vera Sugere:

0 comentários:

Obrigada por comentar!