Dicas para o primeiro dia de aula do seu filho
Oi pessoal! Esse é um drama que muitos pais enfrentam, de um lado crianças chorando do outro os pais de coração partido. Mas como toda mudança de fase é necessário se adaptar, por isso vou dar algumas dicas.
Desde seu nascimento esse com certeza é o primeiro grande desafio que a criança enfrenta, além de estar em um ambiente novo ela terá que lidar com a ausência dos pais, o que pode parecer muito desafiador.
Adaptação dos pais
Para os pais essa separação também pode ser muito dolorosa, mas têm que ter em mente que socializar com outras crianças é muito benéfico para o desenvolvimento dos filhos. Eles também têm como benefício um maior tempo livre para cuidar de si.
No começo é compreensível que os pais fiquem preocupados e liguem para a escola para saber do filho, mas é necessário que confiem nos profissionais da escola, para isso antes de fazer a matrícula visite a escola e converse com o diretor, pergunte sobre a metodologia de ensino, sistema de avaliações, veja se as instalações físicas estão de acordo com o que você espera e converse com pais de alunos que já estudam lá para tirar opiniões.
Uma boa dica é conversar com outros pais, trocar experiências e perceber que isso é apenas uma fase de adaptação e logo irá passar.
Preparando a criança
Nas semanas que antecedem ao começo das aulas vá preparando a criança, explique que na escola ela irá aprender muitas coisas e fazer muitos amigos.
Deixe a criança participar de todas as atividades que envolvem a escola, como a escolha do uniforme, a compra de material escolar, peça sua ajuda para encapar os cadernos, ensine-a a arrumar a mochila, assim ela vai se familiarizando.
O primeiro dia na escola
Por mais interesse que a criança tenha demonstrado durante a preparação para a escola é normal que fique insegura e até assustada se for deixada em um ambiente desconhecido, por isso algumas escolas permitem que os pais acompanhem o primeiro dia de aula. Sempre que a insegurança bater, a criança vai saber que pode ter o aconchego dos pais e que não foi abandonada.
É importantíssimo que os pais segurem sua própria ansiedade e passem segurança para o filho, portanto nada de choro, controle seus sentimentos.
Aos poucos a criança vai percebendo que é gostoso estar na escola, vai aprendendo, se socializando, vendo o quão divertido é estar ali.
O que devo fazer se meu filho chora ao ser deixado na escola?
O choro é muito comum na hora da separação, assim como a negativa de ir para a escola. Para ela a escola representa um desafio que ela não quer enfrentar.
Tente manter a calma e ressaltar os pontos positivos da escola, os amigos, as brincadeiras.
Não fale sobre suas apreensões na frente da criança.
Leve-a caminhando até a porta da sala de aula, pois é mais difícil sair do colo dos pais para ficar com um desconhecido. Entregue-a à professora e reforce que a mesma é legal e carinhosa, que é aalguém em que ele pode confiar, e avise que mais tarde você irá busca-lá e ele te contará suas novidades.
Nunca ofereça recompensa, pois a criança deve perceber que a ida à escola é algo natural na vida dela. Conte quem irá busca-lá, assim ela terá segurança que voltará para casa.
Quando for buscá-la, pergunte como foi o seu dia, o que fez, se aconteceu algo que não gostou, com quem conversou, do que brincou. Mostre que essa mudança é benéfica.
Se seu filho vai mudar de escola
Converse com os professores da nova escola e explique o motivo da mudança, peça ajuda nessa fase de adaptação.
Leve a criança para conhecer a escola antes das aulas começarem, assim ela ficará mais confiante.
Se possível faça a troca no começo do ano letivo, provavelmente terá mais alunos novatos e ficará mais fácil da criança se enturmar.
Lembre-se, essa fase pode ser dolorosa, mas aos poucos a criança passa a confiar na escola e lida com tranquilidade, é uma fase de descobertas e a criança passa a ser mais independente, o que é ótimo para a construção de sua personalidade.
0 comentários:
Obrigada por comentar!