Crianças e as tarefas domésticas: todos podem ajudar

17:51 Tia Vera 1 Comments


A organização doméstica não deve ser um dever apenas dos adultos, desde pequenas as crianças podem se responsabilizadas com tarefas simples, assim já aprendem algo que vão usar na vida adulta.
Além e contribuir para um lar mais harmonioso, a cooperação faz com que os pequenos aprendam sobre autonomia e independência. 

Resultado de imagem para crianças tarefas domésticas

Confira as atividades que seu filho pode fazer:

Aos 2 e 3 anos:

Como ainda são muito pequenos as atividades devem ser bem simples, como levar a roupa suja para o cesto, da comida para o bichinho de estimação, passar os pregadores de roupa enquanto alguém estende no varal, guardar o brinquedo após usar.

Aos 4 e 5 anos:

Nessa fase a criança poe ajudar a regar as plantas, arrumar a própria cama, separar as roupas coloridas das brancas antes da lavagem.

Aos 6 e 7 anos:

Além as atividades acima, a criança pode ajudar a arrumar a mesa, lavar algumas louças (desde que supervisionado por um adulto), organizar a mochila, varrer o quarto.

Dos 8 anos em diante:

A criança pode recolher e dobrar as roupas o varal, arrumar as compras do mercado no armário, tirar o pó dos móveis, passar pano no chão, ajudar a lavar o quintal.

Observações Importantes:

O ideal é que no começo os pais façam a atividade junto da criança, enfatizando o quanto sua ajuda é importante.  Mesmo que a tarefa não fique bem feita, elogie para incentivá-lo a melhorar.
Os produtos de limpeza devem ficar fora do alcance dos pequenos, na hora de lavar a louça dê os itens de plástico para evitar acidentes.
Estabeleça uma rotina de organização, assim as crianças vêem como algo natural do dia a dia.
É normal que em algum dia eles não queiram ajudar em algo, caso isso aconteça não brigue ou grite, a criança tem que se sentir motivada e não obrigada a fazer as atividades. Nesses momentos os pequenos podem ser liberados da tarefa, contanto que a situação não se repita.
Respeite a vontade delas mas não perca o hábito e incentivar que elas ajudem na organização.






Tia Vera Sugere:

Um comentário:

Obrigada por comentar!