Projeto Peixe Vivo
Olá pessoal!
Esse projeto foi realizado de Agosto a Novembro de 2008, com 20 crianças do Maternal, a Turma da Alegria.
A idéia do projeto surgiu a partir de uma conversa com as crianças, onde foi perguntado quem possuía um animal de estimação e qual era esse animal.
Quando questionadas sobre qual mascote gostariam de ter na sala, a escolha pelo peixe foi unânime.
Objetivo
Quando questionadas sobre qual mascote gostariam de ter na sala, a escolha pelo peixe foi unânime.
Objetivo
-Despertar nas crianças o respeito pelos animais.
-Despertar o interesse por animais aquáticos.
-Promover a conscientização ambiental.
-Iniciar a construção do conceito lógico-matemático.
-Iniciar a construção do conceito lógico-matemático.
-Perceber diferenças entre os peixes (formas, cores, espécies).
-Promover a degustação de um tipo de peixe.
-Trabalhar o tato (seco-molhado)
-Apreciar as produções próprias e dos colegas
-Produzir trabalhos individuais ou coletivos (pinturas, desenhos, colagens)
-Estimular a auto-expressividade e a oralidade através de apresentação artística (canto e poema)
-Identificar os elementos utilizados nas produções artísticas (papéis, tintas, cola).
Procedimento
-Conversa com as crianças para a escolha do animal
-Compra do peixe
-Escolha do nome do peixe: Vermelhinho
-Visita ao Pet Shop
-Pesquisa sobre peixes (em especial o Betta)
-Desenvolvimento de atividades lúdicas e matemáticas
-Elaboração de cartazes
-Registro do assunto de diferentes maneiras
-Leitura de textos relacionados a peixes
-Assistir filmes sobre peixes e animais aquáticos
Atividades desenvolvidas
-Observar e classificar diferentes espécies de peixes por suas características (diferenças e semelhanças, tamanhos, cores, formas)
-Observação e manuseio de livros
-Histórias
-Poemas e parlendas
-Filmes
-Sensações (seco-molhado)
-Desenhos dirigidos e espontâneos
-Máscaras
-Passeios relacionados ao tema
Avaliação
O projeto despertou nas crianças o interesse e o respeito pelos animais, em especial os peixes. Aprenderam a ser responsáveis cuidando do animal (troca de água, alimentação).
As crianças desenvolveram seu vocabulário com músicas, poemas e histórias, foi trabalhada a expressão corporal através da imitação dos peixes e desenhos.
Foi trabalhada a conscientização ambiental através da poluição dos rios, lagos e mares.
As crianças desenvolveram seu vocabulário com músicas, poemas e histórias, foi trabalhada a expressão corporal através da imitação dos peixes e desenhos.
Foi trabalhada a conscientização ambiental através da poluição dos rios, lagos e mares.
O projeto conseguiu alcançar todos os seus objetivos, tanto sociais como didáticos; prova disto são os relatos obtidos dos pais das crianças que por desejo dos mesmos compraram um peixe para ser seu animal de estimação.
Oi Vera, estou iniciando um projeto sobre peixe, além de trabalhar as questões ambientais e tantas outras mencionadas acima, é mais para tentar fazer com que 4 alunos parem de chorar, minha turma tem entre 3 e 4 anos são 16 alunos e estou bem perdida. Por favor se puderes me ajudar ficarei muito grata. meu endereço eletrônico é claudinhafranz@hotmail.com (msn, email e orkut) Abraços
ResponderExcluirtrabalho de estagiária em um parque e queria fazer um projeto de peixes pois o parque tem como tema a água poderia me ajudar dando dicas?selminha.muniz@live.com
ResponderExcluir