Oi amigos!
Acho que a maioria de vocês viu nos jornais que a presidente sancionou uma lei que aumenta a licença paternidade de 5 para 20 dias, mas o que realmente mudou? Todos têm esse direito?
A partir de agora a licença aumentou 15 dias, mas nem todos tem esse direito, apenas os pais que trabalhem em alguma empresa vinculada ao Programa Empresa Cidadã do governo. Esse programa já possibilitava ampliar o prazo da licença maternidade do setor privado de quatro para seis meses.
Quem vai pagar o período da licença?
O programa Empresa Cidadã permite à empresa deduzir do Imposto de Renda devido o salário pago ao funcionário nos 15 dias extras que estiver fora, a regra é válida só para empresas que tem tributação sobre lucro real.
O texto diz que o funcionário receberá seu salário integral, assim como as mulheres que estão de licença.
A lei é válida para pais adotivos?
Sim, a ampliação da licença também é válida para os pais adotivos.
Como obter o benefício?
Para obter o benefício o pai deve comprovar participação em um programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável, mas o texto não dá detalhes sobre quais seriam esses programas. Além de não exercer nenhuma atividade remunerada nesse período, afinal a intenção é que ele fique cuidando da criança junto da mãe nesse período.
O pai deve pedir a licença até dois dias após o parto.
Como as empresas podem aderir ao benefício?
É preciso fazer um pedido de adesão na página da secretaria da receita federal do brasil (RFB) através da internet.
0 comentários:
Obrigada por comentar!